Dicas de Filmes 04 – Drive

Salve, salve, Concurseiros!

Desde que comecei a escrever minha coluna, alguns amigos (até alguns fora do mundo dos concursos) começaram a acompanhar minhas dicas semanais. Em meu último post, alguns destes me procuraram e questionaram o porque eu estava indicando apenas filmes ‘água com açúcar’. Expliquei que era pelo fato das sugestões serem uma espécie de relaxamento expresso para a já tão atribulada vida de um concurseiro. No entanto, refleti sobre o assunto e, como bom cinéfilo que sou decidi começar a mesclar dicas de filmes ‘lights’ com alguns mais ‘cults’ e até mesmo mais pesados.

Sendo assim, a indicação dessa semana será sobre o melhor filme que saiu nos últimos anos: Drive!

Drive_Edit

Drive

Sinopse: 

O filme conta a história de um motorista, dublê de Hollywood, (Ryan Gosling) que nas horas vagas atua como piloto de fuga para bandidos do submundo de Los Angeles. Após conhecer sua vizinha Irene (Carey Mulligan) e ajudar sua família a se livrar de uma situação complicada, o motorista se vê perseguido pelos maiores mafiosos da cidade.

Indicado para:

Quem ‘tem estômago’ (algumas cenas são bem violentas) e está procurando um excelente filme

Este é mais um filme pouco conhecido mas que considero um dos melhores que já vi. Quando se deparar com a sinopse, você pode achar que é mais uma produção hollywoodiana ‘besta’. Mas não se engane, Drive é um filmaço! O que importa é como sua história é contada e não ela em si. Atuações brilhantes (já disse aqui que considero Ryan Gosling o melhor de sua geração), fotografia ideal, direção impecável e uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente na estética anos 80 do filme.  Mesmo o espectador menos comprometido irá perceber que é um filme único. Os ângulos de câmera, a narrativa e as cenas com cortes longos ajudam a criar uma atmosfera de perder o fôlego, seja nas cenas de romance ou nos momentos mais violentos. Sua linguagem poética e cheia de camadas também é um prato cheio para quem gosta de tirar de um filme algo a mais do que apenas aquilo que está sendo mostrado em tela.

Bem, poderia discorrer em mais dezenas de linhas sobre como e porque Drive é tão bom. No entanto, correria o risco de começar a parecer chato e perder leitores de minha coluna… Vai aqui então meu argumento final: o filme foi exibido no aclamado festival de Cannes e, ao término de sua apresentação, foi ovacionado de pé por toda a platéia presente durante mais de 15 minutos.

Ficha Técnica

Título Original: Drive

Origem: EUA, 2011

Duração: 95 minutos

Direção:  Nicolas Winding

Roteiro:  Hossein Amini

Elenco: Ryan Gosling, Christina Hendricks, Ron Perlman, Bryan Cranston, Carey Mulligan, Oscar Isaac, Albert Brooks

Pedro_Melo

Pedro Melo é produtor e cinéfilo.

sex 07 fev/2014

Categoria: Outros Caminhos • Tags:, ,