A distância também funciona

Ao longo dessa quase uma década desde a minha aprovação, o mundo dos concursos públicos sofreu profundas transformações. Talvez a mais significativa seja a disseminação do ensino a distância. Quando eu iniciei os estudos, mesmo a internet não era acessível para qualquer pessoa. Quem não tinha boas condições financeiras (como era o meu caso) não tinha internet ou, se tivesse, a conexão era por meio de linha discada – um horror de lentidão. Mas a tecnologia se desenvolveu absurdamente e está cada vez mais disponível para outros segmentos da sociedade, com a invasão de computadores e celulares com internet.

Os cursos preparatórios, atentos a essa oportunidade, criaram os cursos a distância, que vieram democratizar verdadeiramente o conhecimento e o acesso às vagas no setor público em todo o país. Os cursos on-line, via internet, são muito úteis para quem está longe de um grande centro e não tem acesso a um curso presencial. E também para quem está num grande centro e prefere economizar tempo e despesa com deslocamento. Ou, ainda, para quem não tem possibilidade de assistir às aulas em horário convencionais – o curso via internet pode ser assistido no horário mais conveniente para o candidato. Alguns cursos permitem que o aluno assista a cada aula diversas vezes; outros deixam o curso disponível para o acesso ilimitado por período determinado de tempo (por alguns meses). Se o candidato estiver com mais dificuldade em alguma matéria, esse também é um excelente recurso, já que o possível interromper e repetir a explicação quantas vezes for preciso até a perfeita compreensão do assunto.

Mas há duas desvantagens. A primeira delas é o fato de que é preciso muita disciplina para não comprar o curso e adiar indefinidamente o início das aulas; ou assistir sem qualquer regularidade e levar um tempo enorme para concluir cada módulo. Qualquer das duas situações vai fazer com que se perca a vantagem de poder assistir às aulas de uma vez sem falar no tempo desperdiçado.

A outra desvantagem é o concursando ficar isolados das outras pessoas que têm um projeto similar e, com isso, deixar de trocar informações preciosas relacionadas a materiais, concursos iminentes e ouras dicas úteis e outras dicas úteis. Além disso, a oportunidade de compartilhar experiências – tanto boas quanto ruins – traz algum conforto emocional, tão necessário para quem está enfrentando essa maratona de estudos e privações.

Esse aspecto pode ser minimizado utilizando-se de fóruns de discussão relacionados a concursos públicos na internet. Alguns são até divididos por tipo de concurso e ali o candidato pode obter informações e se sentir fazendo parte de um grupo de iguais.

Trecho retirado do meu livroComo Vencer a maratona dos Concursos Públicos  

University students studying, from above

_____________________________________________________________________

Links

● Facebook

● Twitter: @liasalgado_

● Coluna da semana no G1: ”Concursos: são comuns cartas marcadas, fraudes e vetos a tecnólogos? Especialista responde”

● Livro – Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos – à venda na Saraiva

_

qui 14 abr/2016

Categoria: Concursos • Tags:, ,