A prática transforma

Hoje quero propor uma coisa diferente. Mas, é preciso fazer. Por favor, experimente.

Sente-se de forma confortável, com a coluna ereta.

Inspire profundamente.

Agora expire len-ta-men-te, até esvaziar completamente os pulmões.

Mais uma vez: inspire; expire.

Uma vez mais: inspire lenta e profundamente.

Expire vagarosamente.

meditation-courses11

Esta é uma prática poderosa, que acalma a mente, afasta os ruídos e permite que, aos poucos, você tenha melhor concentração e atenção. Pode ser feita diversas vezes ao longo do dia e sempre que for iniciar o estudo.

É possível que você tenha sentido dificuldade ao inspirar – como se o ar não entrasse – ou ao expirar – como se houvesse pouco ar para sair.

Isso acontece mesmo, mas vai se modificando aos poucos, com a prática. Não é preciso lutar. Apenas fazer, com atenção.

De modo geral, achamos que é preciso um esforço enorme para conquistar alguma coisa, e que somente pessoas muito especiais conseguem fazê-lo. Mas a vida tem me mostrado uma perspectiva diferente: para conquistar alguma coisa é preciso fazer algo simples… repetidas vezes.

E talvez esteja aí o maior problema: queremos ser premiados em nossos primeiros esforços e temos muita dificuldade de seguir fazendo aquilo que sabemos ser necessário até que os resultados apareçam.

Talvez, se questionássemos menos e simplesmente praticássemos… Assim como na meditação, não é preciso planejar as consequências, o bem-estar que virá. Ele virá, sutilmente.

Quando iniciamos uma atividade física, em pouquíssimo tempo nos sentiremos com mais disposição. Mas será necessário algum tempo para percebermos nosso corpo diferente. Mas, se continuarmos a praticar, um belo dia seremos surpreendidos pelas mudanças.

A mesma coisa acontece com o estudo. Você precisa sentar-se e estudar. Pode ser difícil, talvez cansativo, mas faça. Não há fórmula mágica, técnica infalível. Apenas estude. Um dia após o outro. Sem preocupar-se se no passado você achava a matéria difícil, sem expectativas de se vai efetivamente aprender. Estude. Uma hora, quando você menos esperar, perceberá que consegue permanecer atento e concentrado por bastante tempo, que está acumulando conhecimento e que a preparação já é uma realidade na sua vida.

Parabéns, você terá se tornado um concurseiro!

______________________________________________________________________

Links

● Facebook

● Twitter: @liasalgado_

● Coluna da semana no G1: ”Onde estão os concursos públicos”

● Livro – Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos

_

qui 09 jul/2015

Categoria: Concursos • Tags:, ,