Melhor ser lebre ou tartaruga?

Quando eu era criança, tinha uma coleção de Fábulas de Esopo. Uma bastante conhecida de todos – A lebre e a tartaruga – aplica-se muito bem à preparação para concursos e vestibulares.

Fazendo um breve resumo, a lebre sempre se gabava de ser muito rápida e desdenhava da tartaruga, que era muito lenta. Um belo dia (histórias sempre têm isso… rs), a tartaruga se encheu e desafiou a lebre para uma corrida. Toda a floresta foi convidada e, no dia combinado, era um rebuliço geral.

Foi dada a largada e a lebre saiu em disparada. A tartaruga, no seu passo lento, foi atrás. Acontece que a lebre correu tanto, que achou que estava com muita vantagem em relação à sua concorrente, e resolveu descansar um pouco à beira da estrada. Caiu num sono pesado e quando acordou já era noite. Desatou a correr novamente, mas ouviu de longe a algazarra da bicharada: a tartaruga tinha vencido a corrida.

Moral da história (fábulas sempre têm isso…) para quem está na maratona dos concursos e vestibulares: não desdenhe do seu concorrente ou da prova a que será submetido; seja humilde e utilize todos os seus recursos sempre.

Na prática, não deixe de estudar uma matéria porque acha que já sabe. Faça revisões, exercícios, provas anteriores. Treine, treine, treine. Por melhor que você seja, por mais conhecimento que tenha, a vitória só é garantida depois de efetivamente ganha. E uma tartaruga determinada pode, sim, vencer uma lebre vaidosa.

concursos_tartaruga

____________________________________________________________________

Links

● Facebook

● Twitter: @liasalgado_

● Coluna da semana no G1: ”Você sabe quando começar a revisar o conteúdo estudado para concurso?

● Livro – Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos

qui 19 mar/2015