Durma Melhor

concurso_sonoChega uma hora na vida de todo concurseiro em que o que mais se deseja – além de ser aprovado, claro – é poder dormir interminavelmente. O cansaço vai sendo acumulado, e sempre acordamos na hora do relógio e não no momento em que o corpo se sente pronto para isso.

De forma bastante resumida, podemos dizer que, durante o sono, percorremos diversas fases: NREM (não REM – de 1 a 4) e REM (“rapid eye movements”) e em cada uma delas o corpo realiza atividades específicas. Na fase NREM acontece a recuperação da energia física, com pouca atividade neural. Já a fase REM é caracterizada por intensa atividade cerebral. É quando acontece a memorização e também os sonhos. As fases são cíclicas e se repetem várias vezes durante a noite.

Assim, é muito mais fácil acordar quando estamos na etapa 1 da fase NREM. Se pudermos fazer isso, o despertar será mais suave e agradável. Mas, como fazer isso, se estamos dormindo?

Há duas soluções. Uma delas é utilizar um aplicativo (tempos modernos…) que percebe em que fase do sono você está. Porque, para a gente, estamos sempre na melhor delas e não queremos acordar. Mas o seu celular vai despertar no momento mais adequado, dentro de um período de 30 minutos (a hora limite é a que você definiu). Só não vale olhar o relógio e, se estiver alguns minutos adiantado, querer dormir mais um pouquinho. Aí todo o processo terá ido por água abaixo…

Outro método, mais antigo, é deixar o corpo conectado ao ritmo da natureza. Afinal, por mais que a gente se esforce para esquecer, somos bichos. Então, deixar a janela aberta, as cortinas também (ao menos um pouco), faz com que a claridade e os ruídos do dia possam nos trazer “das profundezas” de forma mais suave e gradativa, naturalmente. Tenho testado esta modalidade (quando não está fazendo um calor insuportável) e observei que acordo mais cedo e disposta.

Enfim, já que não é possível aumentar o número de horas de sono por enquanto, que seja mais leve a tarefa de sair da cama…

Mas lembre que é preciso dormir pelo menos de 6 a 8 horas, para não prejudicar a memorização dos conteúdos.

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seg 16 mar/2015

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