Lia Salgado no G1 – 30/09/2014

Dicas para fazer uma boa prova discursiva

G1 30-09-2014

Cada vez mais uma tendência nas provas de concursos públicos, mesmo para cargos de nível médio, as provas discursivas costumam aterrorizar muitos candidatos. Afinal, redigir um texto é muito diferente de marcar a alternativa correta em uma questão de múltipla escolha. Na pior das hipóteses, vale um “chute”, o que não é possível na redação.

Correndo o risco de dizer o óbvio, para escrever bem e corretamente é importante ter o hábito de ler. Mas isso nem sempre faz parte do dia a dia dos candidatos que, ainda assim, precisarão encontrar uma forma rápida de obter um resultado razoável na prova.

Conhecer a grafia das palavras e regras simples de pontuação é requisito necessário para o sucesso da empreitada, mas isso nem sempre é suficiente.

A boa notícia é que existem algumas dicas básicas que costumam funcionar em situações de emergência. Existe uma “receita de bolo” para as dissertações de concurso e, se o candidato tiver relativo domínio da língua portuguesa, será possível enfrentar o desafio com alguma segurança.

Confira a matéria clicando aqui 

_

ter 30 set/2014

Categoria: Concursos • Tags:, ,