Fase 5 da maratona: a dor

Dor Maratona

Outro dia encontrei com uma amiga querida. Concurseira há 4 anos, lamentava-se por ainda não ter conquistado a vaga. Está pensando em desistir… Essa história soa minimamente familiar?

Pois é, da mesma forma, também eu desisti depois de 3 reprovações. É tanta gente que abandona o projeto… Eu tive sorte (?) porque, como não encontrei outra solução, retornei aos estudos. No concurso seguinte, veja só (!), passei em 5º. lugar!

Eu fico aflita quando vejo tanta gente ficando pelo caminho. O projeto “concurso público” tem isso de cruel: é muito tempo de investimento sem atenuantes e, pior, conforme o tempo passa, ficamos mais cansados e, infelizmente, inseguros. A impressão, naquele momento, é que seria melhor interromper tudo logo, para não prolongar o “mico”. Afinal, não temos mais certeza de nada.

Eu sei que dói – já senti na pele. Dói mais ainda quando “quase” passamos. Sempre comento isso nas minhas palestras. Parece que, nessa hora, a gente perde as forças. Foi o caso da minha amiga. Tenho vários textos e relatos a respeito, e um capítulo inteirinho do meu livro (Não passei. Por quê?) .

Mas, gente, vamos pensar direitinho. Se você desistir agora, todo o investimento em dinheiro, tempo, energia, restrições no convívio com as pessoas queridas vai ficar perdido. E é pesado isso! Fica uma sensação de insucesso, coisa desagradável…

Se eu pudesse, diria: você vai passar no próximo concurso, falta pouquinho! Na verdade, é nisso que eu acredito.

Infelizmente, eu não posso dizer quando vai ser, a data exata. Mas tem uma coisa que eu posso falar: quando você for aprovada, logo ali adiante, todo o investimento retornará com excelente rentabilidade: um bom salário todo mês, férias, 13º., qualidade de vida, planos de futuro e, o melhor de tudo, tudo isso é para ser usufruído pelo resto da vida.

Ah! Só mais uma coisinha: sabe quantas fases são? 6.

E sabe qual é a próxima? Aprovação!

Então, minha linda M., respire fundo, marque uma data e conclua o que começou. O prêmio só é entregue para quem cruza a linha de chegada e você merece isso!

Grande beijo! E conte sempre comigo.

Vitoria

_____________________________________________________________________________

Links

● Facebook

● Twitter: @liasalgado_

● Coluna da semana no G1: “Saiba como se preparar para concursos público para tribunais”

ter 16 abr/2013

Categoria: Concursos • Tags:, ,