Colunistas!

Olá concurseiros!

Hoje inauguramos uma nova coluna, na qual teremos especialistas tratando dos mais diversos assuntos. Aqui você encontrará dicas fundamentais para melhorar seus estudos qualitativamente e, como consequência, obter sua aprovação o quanto antes.

A colunista de hoje é a Nanci Azevedo, grande amiga e profissional muito respeitada em sua área. Uma vez por mês teremos sua presença aqui no Blog.

Confira!

_____________________________________________________________________________

Concurso tecnicas

Questões para refletir

Em primeiro lugar, é um grande prazer estar neste ambiente onde a Lia compartilha com vocês dicas importantes para um reforço nessa jornada, na qual o concurso público é o grande desafio. Em seguida, quero convidá-los a uma reflexão que considero fundamental para um bom começo. Esse texto faz parte do meu livro Aumente sua Inteligência – da Ed. Ferreira.

Para que você tomou a decisão de estudar para concursos? (Observe que a pergunta é para que e não por que).

Muitas pessoas decidem enfrentar um concurso público, contudo não estão convictas de que é isso que desejam, ou ainda buscam esse caminho por considerar sua única alternativa. Outros, sem perceber, escolhem essa opção para satisfazer as expectativas de outras pessoas, para provar aos outros que consegue. E você? Por que escolheu essa opção?

Você tem bem definido qual dos concursos deseja fazer? 

Essa pergunta pode parecer sem sentido, já que pressupomos que aquele que decide fazer algo já possui ao menos uma noção do que deseja. No entanto, é muito comum ter pessoas que ainda estão perdidas nas suas escolhas  e quem não sabe para onde está indo, não saberá onde chegará. Ter bem definido o que deseja fazer é importante para que se possa estabelecer a melhor estratégia para chegar mais rápido.

Qual é sua meta? O que você deseja para sua vida?

Você acha que esta pergunta é parecida com a primeira? Embora elas se pareçam, esse questionamento é apenas um complemento da pergunta anterior. Ter uma noção de suas metas o mantém focado no seu alvo e isso é importante para reforçar e manter a motivação.

Você está utilizando a estratégia correta para a aprovação e adequada a sua realidade ?

Estudar é diferente de aprender. Tenho repetido isso várias vezes e, como também se aprende por repetição, espero que aprenda isso definitivamente. Adquirir material de estudos, entrar num cursinho e estudar em casa ou em outro lugar não é exatamente uma estratégia porque existem algumas informações importantes que o candidato ignora. Para criação de uma estratégia, eficiente é necessário um pouco mais de informação a respeito de si mesmo e daquilo que se vai enfrentar.

Quais são suas dificuldades e quais são seus talentos para lidar com elas?

As dificuldades podem ser várias, desde problemas cognitivos (atenção, memória, concentração) até preguiça. Procure prever os possíveis desafios que terá que enfrentar e  quais capacidades possui para lidar com cada uma delas.

Por hoje é só. Logo, logo você terá outras questões para fazer você pensar, afinal,  você precisa exercitar esses neurônios.

Um abraço e boas práticas.

_____________________________________________________________________________

Nanci Azevedo

Nanci Azevedo Cavaco é sócia fundadora da Academia do Cérebro, que tem como missão melhorar a performance do indivíduo de forma cognitiva e emocional para alcançar melhores resultados e vencer desafios. Neurocientista com especialização em memória, aprendizagem e TDAH (Neuroaprendizagem); Palestrante na área da Inteligência, aprendizagem cognitiva e emocional; Training e coach em Programação Neurolinguística (PNL); Escritora de diversos artigos e livros da Editora Ferreira (Aumente sua Inteligência e Consumismo é coisa de sua cabeça; e da Editora Método (Turbine seu Cérebro – 4a. edição); Psicopedagoga e Psicanalista.

sex 12 abr/2013

Categoria: Concursos • Tags:, ,