Continuidade nos Treinos

Caros leitores, para quem está acompanhando a série de artigos publicado no site da Lia Salgado, sabe que este artigo falaria sobre “adaptação e as provas de barra e flexão de cotovelo”

Entretanto, com as condições climáticas que vêm se apresentando, fui obrigado a falar sobre “Continuidade nos treinos” com objetivo de manter a adesão de todos no projeto ‘Eu vou passar no TAF’.

continuidadeApós a adaptação, tudo se torna mais fácil, pois o organismo já se ajustou fisiologicamente (homeostase) aos estresses impostos na sua rotina de treino. Agora, é a hora de trabalhar com variedades de exercícios, objetivando especificidade, para não deixar cair na rotina e consequentemente não desanimar. Aliás, entendo que uma das principais causas de evasão aos treinos é a rotina maçante de atividades. Sabemos que apenas 2% da população mundial fazem atividade física por livre e espontânea vontade, os 98% são por motivo de saúde (indicação médica); inserção na sociedade (imposição da sociedade ao corpo perfeito) e no nosso caso, passar no teste de aptidão física (caráter eliminatório).

A continuidade é importante, pois assim, o professor pode de forma metódica, lenta e progressiva aumentar a carga de treinamento. Por este motivo, não é recomendável que o atleta fique mais de 48 horas sem praticar atividade física. Caso isso ocorra, o professor terá que retornar os índices do último treino.

A continuidade nas atividades torna os exercícios que antes eram um tormento para os concurseiros em uma atividade prazerosa, me arrisco até em dizer que ficarás viciado na pratica da atividade física, pois a pratica regular produz diversos hormônios que nos dão uma sensação de prazer e bem-estar. Um deles e mais conhecido é a endorfina.

Nos dias atuais, temos percebido altas temperaturas, o que nos desmotiva a treinar, sendo assim, torna-se importante persistir, mas com cautela. Usar protetor solar, roupas esportivas leves e claras, boné e óculos escuros minimizarão os efeitos nocivos ao atleta. Outra atitude que não poderá ser negligenciada é a hidratação, beba água para evitar que a temperatura corporal seja elevada.

Concluo com a promessa que no próximo artigo falarei sobre adaptação e as provas de barra e flexão de cotovelo prometido no passado.

Forte abraço, desejando bons estudos e bons treinos.

Elon JuniorElon Junior é subtenente do CBMERJ, Coach Físico para Concursos, palestrante e autor do livro “Preparação Física para Concursos”

www.facebook.com/elonjuniorprofessor

ter 28 jan/2014